Wednesday, May 04, 2005

And it sounds like...


Este disco... esta cartolina com recortes... é algo que já me fazia suspirar desde há muitos meses, desde que tive um pequeno vislumbre, desde que ouvi algumas das suas primeiras notas, soube que se tratava de um disco de fusão entre os recantos mais rebuscados do hip-hop em terrenos instrumentais com o jazz, swing... blues... lembro-me de uma linda voz, e da mais perfeita orquestração que já tinha ouvido ser proferida por uma Mpc2000...


Acontece isto quando um produtor deixa que o público entre na sua mente, ouça as "suas" notas, passeie por caminhos lunares (ou marcianos...) onde a paisagem é tão acidentada quanto ondulada e bela. O disco sai de uma fornalha quente, o produtor de nome D-Mars, veste-se sob a pele de um maestro, orquestrando vários pedaços e recortes, como um artesão do corte e costura, constroi a pouco e pouco a sonoridade jazz por meio das ruas cruzadas do hip hop.


Proveniente de um longo caminho e de um historial que nunca mais acaba, D-Mars veste as pelas de Rocky Marsiano, e faz Jazz. Não faz o que fazia nos Micro (os mais puros beats de hip hop que já ouvi por terras lusas...), não se deixa escorregar por ligações binárias e robotizadas como fez para Marroquino e Aprendiz, em Impressões Digitais, não faz nada disso... apenas controla e comanda, toca e deixa tocar, mistura e re-mistura (pequenos pedaços perdidos no tempo e na poeira) e faz Jazz.



É The Pyramid Sessions, se cada músico de Jazz tem as suas sessões, D-Mars tem estas... O disco nasce por várias raízes, e traz um novo impeto ao beat diggin' por terras portuguesas, o disco é inimaginavelmente belo de todos os pontos de vista.


Como digger, o disco reflecte samples, cortes, breaks e grooves trazidos de caves empoeiradas, decobertos por D-Mars e por quem mais quer que o acompanhe... são pedaços recortados e juntados por uma maquinação que soa a instrumento musical.

Por lado de músico, o seu disco é acompanhado de momentos geniais, quer por flautas, saxs, guitarras, por teclas, por samples tocados e retocados, salienta-se a genialidade com que Rocky compõe as linhas de baixo... o disco flutua entre pautas musicais saidas de uma mente genial, que já me tinha habituado a grandes produções, mas que conseguiu supreender tudo e todos com esta orquestração fabulosa.
Quer acompanhado por T-One na guitarra, ou por Nel´Assassin nos pratos com a sua musicalidade inegável, ou pelo doce e belo saxofone de Rodrigo Amado, ou pala bela voz de D-Fine, a magia subdivide-se por 14 temas, onde se tratam profundos e densos teclados, onde sample e padaços vocais se misturam com os pads da mpc de D-Mars, e onde por skits ou por temas mais ou menos longos bem ao jeito do improviso "jazzista" se faz música.


Pelo lado da mistura, D-Mars continua a assumir um papel de engenheiro de mistura, tal como já tinha feito no album de Sam The Kid, em tantas outras faixas do catálogo da Loop, nos albúns de Oficio e obviamente da tríade Micro. Este albúm não foge á regra, no meu tema favorito (o tema que encerra os 50 minutos deste LP... de nome "Hold of Me") existe uma mistura perfeita dos vários elementos, o que faz ver que não só se conseguiu tocar as notas certas, como na altura, EQ, e presença certa...!


D-Mars, perdão Rocky Marsiano, fez um disco intimista, num ambiente empoeirado e cinzento, transparece no entanto a força dos blues, the melody of jazz, o groove então esse é supremo, ouça-se por exemplo a base ritmica do primeiro ao ultimo tema (e especialmente estes dois!).

Este disco é sem dúvida a perola do hip hop instrumental portugês, é sem duvida mais um grande nome a juntar ao catálogo da loop (que já ultrapassou as duas dezenas de titulos) continua com o design típico dos albuns desta label (ou seja bom) e é sem dúvida um grande álbum.. que merecia, até pelo seu conteúdo e pelo background do sampling que nele se pratica, uma edição em vinil!


Nota Final: post escrito numa manhã meio adormecido antes do jornal Blitz de Terça faira, pois já me vieram informar de algumas coincidencias entre este post e a critica do álbum no Blitz (que já agora é claramente de louvar) e coincidências ou não... é muito bom saber que não sou o único a tremer ao ouvir este disco, que foi uma das maiores suprpesas que recebi ultimamente!


Resta-me dar os parabéns ao orquestrador e aos músicos que participaram neste álbum...


Peace!
Listen... 'Cause Its Sound Like ... Jazz Heaven.

7 Comments:

At 4:06 PM, Blogger gix said...

Album valente, sim senhor!Já o tenho há um valente tempinho... mas ainda está a ser ouvido, com aquela atenção especial e encontra se sempre lá pró meio algo novo!

 
At 9:07 AM, Blogger the_producer said...

o que é para ti um tempinho....hehe

é um dos grandes álbuns do momento, e pode-se descobrir uma ou outra nota perdida a cada vez que se escuta esta maravilha de novo.
paz

 
At 2:10 PM, Anonymous Anonymous said...

apoiado, penso que é como dizes producer, um album de hip hop.... cheio de toques jazzisticos!

grandes beats!

 
At 3:56 PM, Blogger the_producer said...

De facto...

Tal como os volumes de Jazzmatazz não são nem de longe nem de perto uam pura sessao de jazz... mas no fundo.. jazz e como o hip hop, ramifica-se e desramifica-se por entre a originalidade e criatividade do artista.. entao dmars .... Rocky alias, é jazz. e Hip Hop acima de tudo , feito pelo PÓ do jazz.


paz a todos
mais uma vez
Congrats Loop, Dmars, e the musicians on it

 
At 11:24 AM, Anonymous cândida said...

se tem flautas, devo gostar. :)
ainda que por vezes tb goste de tímbalos.

 
At 3:59 PM, Blogger the_producer said...

iiiiiiiii a flauta é linda!

 
At 6:47 AM, Anonymous Anonymous said...

[p]Appeal costs range from $65 for fundamental sterling silver discs to above $eight,000 for two of Jean Schlumberger's patterns . The world Wide Internet features a wide number of jewelry to select from, and offers the best costs on the web . Whilst including Tiffany nylon uppers wedding band, Tiffany 1837 selection pillow bands, are usually a person隆炉s very [url=http://http://www.tiffayforsale.com]cheap tiffany and co[/url] good selections . Plus they're all worth proudly happily owning and even sporting . Tiffany masterly promoted and advertised his company contributing to its growth throughout the years . The answer is to go to the [url=http://http://www.tiffayforsale.com]discount tiffany[/url] stores online . actually you will find significantly a number of tiffany metallic jewellery topple offs just about all all-around . Good things come in little packages, and that隆炉s especially true if it comes in a little blue box from Tiffany隆炉s brand new flagship store in Montreal.[/p][p]Tiffany Tiffany Pendants lighting challenges you to be creative and imaginative in your choice . Withal, Tiffany promises to give affordable and competitive price rate, where you can buy the promising rings to adorn your beauty . As you are customers choose bracelets, the bracelets must really be stylish, trendy, reasonable and comfortable . Of course, [url=http://http://www.tiffayforsale.com]tiffany for cheap[/url] I am the member of this group . In their total existence,jewelry Inexpensive Tiffany Jewelry Would make You Attractive Gals A, they go after the beauty and manner . Dress them up or wear them casually; they go with everything, and they make great gifts for daughters, sweethearts, and friends . Neytiri teaches Jake all of the mystical [url=http://http://www.tiffayforsale.com]cheap tiffany jewelry[/url] procedures from the Na'vi and their legal rights of passage . This allows your spinal curves [url=http://http://www.tiffayforsale.com]tiffany and co sale[/url] to maintain neutral, and your head and neck to be supported.[/p]

 

Post a Comment

<< Home